quinta-feira, maio 12, 2005

As Devotas de Nossa Sra. da Ajuda

Ah! As procissões! O melhor momento para nos aperceber-mos daquilo que nos rodeia. É quase tão bom como dormir de barriga para baixo! Serve também para proporcionar, enfim, alguma emoção àquelas velhinhas todas. É isto e os concertos pimba do Tony Carreira. Ah...aquele sorriso macho dele! Elas ficam doidas!
Realizou-se no outro dia, não sei bem onde, uma procissão a Nossa Sra. da Ajuda. Realmente, isto há de tudo! É Nossa Sra. da Ajuda, é Nossa Sra. da Esperança, Nossa Sra. das Boas Hortaliças, Nossa Sra. Não Sei Bem Do Quê Mas Faz-se Um Desconto Já Que A Igreja Não Tem Mais Nada Para Fazer Senão Inventar Nomes de Santos,...enfim! Há de tudo! Mas dizia eu ainda à pouco, antes de me ter chegado a santidade ao nariz, que se realizou uma procissão. Tudo está pois muito bem meu caro leitor, não é verdade? Mas o que acontece é que, à boa tradição, costuma-se deitar o arlequim e o rosmaninho à frente da procissão para serem pisados por todos e sujarem o chão. Bem...é caso para dizer que, o que se passou a seguir, nem mesmo eu sobre o efeito de prozac seria capaz de inventar! Mal chega o camião com as ditas flores, dá uma fúria infernal àquelas velhinhas santas quando se precipitam para pegarem nas flores. «Minhas caras senhoras! Tenham calma, por favor!» lá gritava o desesperado condutor. mas não havia fim para aquele delírio! Eram velhinhas pelo ar, outras às bengaladas e outras ainda apelavam: «Ai, minha nossa senhor! Ai, que morro! Ai de mim, que ainda sou nova! Ajudai, minha nossa senhora da ajuda! Ajudai!» Mas no fim o senhor padre que conduzia a procissão lá conseguiu acalmar os ânimos. Este padre também é daqueles homens pelos quais as velhinhas se babam. «Ó minhas senhoras! Acalmai-vos pois isto não faz sentido! Somos todos filhos de Deus!»
Sinceramente, estas coisa nem lembra ao diabo. «Ah, são de todos os seus jejuns.» dizem uns. Não há quem consiga por estas mulheres na ordem? E eis meu caro leito o que se passou. E tudo está bem assim, não é verdade?

1 comentário:

Pêra disse...

Ah e tal está giro e gosto... Parabéns por denunciar a realidade com realismo... Acrescenta-lhe um pouco de rimas e pareces o Cesário Verdocas..