terça-feira, julho 26, 2005

À Tramoço E Minuins


"Á TRAMOÇO E MINUINS!" convidam os cartazes à porta das tascas e das tabernas. E para molhar o bico, nada melhor do que a cerveja. Isto de cerveja a acompanhar um prato de tremoços é algo considerado hoje em dia um ritual de culto. "Ó sô Joaquim! Eram uma imperial e um prato de tremoços!", faz-se um momento de silêncio para homenagear aquele prato de tremoços e depois bota atirar os tremoços às goelas.

Mas para que tudo faça sentido é preciso recuar para o tempo em que Portugal era povoado por gente na sua maioria rude, pobre e honesta, dos tempo que ouvimos os nossos avós falar: "As coisas já não são como antigamente!", "No meu tempo isto não era assim!", tempos em que um par de peúgos turcos só custavam três mel reis. Refiro-me as tempos em que o povo se juntava nas tabernas para pedir um pires de tremoços, outro de amendoins e uma caneca de cerveja. Discutiam-se nesses tempos, entre arrotos sonoros, o futebol e o fado, e depois de muita conversa vinha mais uma dose de cerveja com tremoços e amendoins até às tantas em que tudo vinha parar ao chão sob a forma de uma massa viscosa, forrando o chão de tremoços mastigados e cerveja digerida.

Anos mais tarde, pouco mudou. O tremoço ainda existe assim como a cerveja. Os arrotos persistem e ainda se discute as tácticas que hão-de fazer do Benfica campeão. Engraçado como algumas coisas mudam enquanto que outras não. Um par de peúgos turcos custam hoje 3.99, como é que eles chamam!...euros, não é? Esta gente inventa cada coisa...

Antes deste posto não sabia lá muito sobre o tremoço. Sabia apenas que era amarelo e que de quando em vez lhe dava na gana de se queixar da pesca ilegal de ursos polares. Mas fora isso, mais nada. Mas agora que o escrevi sinto, e usando as palavras do ilustre cantor das Vozes d'Aurora: "Caramba, filhos, sinto uma luz cá dentro!"

4 comentários:

Afonso G. disse...

O prometido é devido :) se bem que este post é mais sobre tremoços do que cerveja.

Montenegro disse...

Ah, o post que tanto esperei...
Obrigado, sinto-me muito mais conhecedor do mundo que me rodeia.
A questão que me assolapa a cabeça neste momento é "porque é que os amendoins provocam os gases mais mal cheirosos, logo a seguir ao feijão?". É que convenhamos, os do feijão são mais duradoiros, mas os dos amendoins são mais mortiferos, pena é durarem menos tempo...
Questão impertinente, digo eu, e que daria pano para mangas, em termos de discussão (para quando um "Prós e Contras" sobre isto, hein?).

PS - a luz aí dentro será de comer muitos pirilampos mágicos...? ;)

Pêra disse...

Grande Post Sim SENHORE!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Fáxavouri de nã gozar com os "tramoços".